1 de jul. de 2015

Cuide mais dos seus bichinhos no inverno.

Quem Ama Cuida!

Animais de Estimação


Oi Amados e Amadas,
Tava vendo o vídeo de um programa de tv sobre proteger como proteger seu bichinho, ops cãozinho de estimação nesse inverno.
A matéria dizia bichinho, né então eu tentei acompanhar pra puder vê se tinha algo a fazer de diferente pro meus bebês, mas o que eu vi foi um monte de cachorros de tamanhos e raças diferentes pêlos curtos, pêlos longos, de raça, "sem raça".
Acredito que a matéria em si é válida, com certeza, nada contra os cachorros, mas se o tema era: " Como proteger o seu bichinho nesse inverno", então ao menos deveriam ter no finalzinho da reportagem citado gatos, coelhos e etc...
E por conta disso eu fiquei sim, bastante triste de não ver nenhum gatinho sequer.
Aff...durante anos os gatos são tratos como párias, mas vocês sabiam que foram eles que acabaram com muitas epidemias provenientes dos ratos na Europa? Várias doenças no Egito Antigo? Onde eles eram tratados como divindades. Pois é, muita gente não sabe ou não se importa.
Li que uma ilha no Japão certa feita foi invadida por ratos, qual a alternativa? Importar gatos para lá afim de acabar de uma vez com o que havia se tornado uma praga de ratos trazida pelos barcos pesqueiros. Hoje a ilha é conhecida mundialmente como  a Ilha do Gatos e há centenas deles, espalhados pelo local, todos aos cuidados dos moradores. A proliferação dos felinos foi tamanha, que agora eles estão sendo aos poucos castrados, pois teme-se que supere a quantidade de habitantes da pequena Ilha Aoshima. Infelizmente pouquíssimos foram castrados até o momento.

Pequena População Felina de Aoshima

Mas vamos lá, para alguns cuidadinhos com o seu bichano:
- É legal espalhar potes de água pela casa, no inverno notei que os meus garotos bebem menos água, e segundo pesquisa isso é "normal" lê-se preguiça (risos) pelos lugares mais visitados pelos bichanos;
- Deixe se possível as caixas de areia próximas ou em lugares de fácil acesso, devido a preguicinha dos nossos pequenos, eles tendem a não fazer xixi com tanta regularidade;
- Ofereça ração úmida (saches e patês). Têm 80% de água em sua composição;
- Estimule seu bichinho a tomar um solzinho, sempre que ele aparecer;
- Mantenha a caminha deles sempre quentinha, utilizando cobertores mais grossinhos;
- Não deixe que durmam ao relento, mesmo que eles queiram ou gostem...é sempre um processo lá em casa na hora de dormir;
- A maioria não gosta de roupinhas, mas se encontrar um que goste, não deixe de pôr, os meus odeia, rs 
- Se for dar banho nele, que seja quente, rápido, e certifique-se de secá-lo bem, ou mesmo banho a seco, pra mim é até mais viável, eles ficam menos ariscos; 
- Mantenha as vacinas em dia e sempre que possível visitas periódicas ao vet são recomendadas

Os meus garotos:

Lyon Dex

Ronon e Lyon

Ronon Dex

Num próximo post conto a história dos meus salvadores.

Espero que tenham gostado.

Agradecimentos a Enciclopets e Miados na Web.

Namastê B.






Nenhum comentário:

Postar um comentário